Leio hoje com satisfação nota publicada pelO Estado de São Paulo comunicando a intenção do Departamento Hidráulico (DH) da cidade de São Paulo, de dar início à construção de um trecho do Projeto Hidroanel através de uma eclusa na Penha (Rio Tietê) que vai permitir 66km de navegabilidade.
Discussões sobre o estabelecimento de infraestrutura para exploração da modalidade de transporte fluvial em São Paulo já é assunto antigo - primeiras ideias surgiram na década de 20! Com a construção das marginais na década de 60, o assunto esfriou na medida em que se optou por priorizar o transporte rodoviário.
O motivador do financiamento do projeto agora em 2012 está ligado à sustentabilidade, na medida em que o hidroanel é visto como alternativa para transformação de lixo em energia. O projeto completo prevê 170km de trecho navegável, com capacidade para transportar de ponta a ponta o equivalente a 50 caminhões de lixo por viagem. No destino, o lixo seria encaminhado para usinas para finalização do processo de tratamento. Muitos são os desafios técnicos do projeto - alto investimento para construção de eclusas, vazão insuficiente para navegação em determinados trechos, necessidade de dragagem e manutenção eficientes, baixa pluviometria média, etc.
A escolha do trecho piloto foi motivada pela menor dificuldade técnico-operacional que ele apresenta, podendo servir como case para teste de conceito do Projeto e vitrine para negociação de parceria futura com a iniciativa privada para continuidade das obras.
Em princípio a ideia parece boa e merecedora da mobilização de especialistas para colaborar no plano e desenvolvimento do projeto. Mas também me parece que nós paulistanos merecemos mais compromisso e assertividade dos nossos governos para que sejam dimensionadas questões fundamentais relacionadas à viabilidade econômica e ambiental de importantes projetos como estes, dentro de um tempo minimamente razoável - este, por exemplo, está nesta discussão de viabilidade/impacto desde 2009...
Serviço: Mais informações técnicas sobre o Projeto estão disponíveis no website da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
15 Apr 2012
Hidroanel metropolitano pode criar alternativa de transporte intermodal em São Paulo
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