Transcrição para o português [por Sheila Maceira]:
Este video explica a Economia Azul.
Este é o nosso planeta. Claro que queremos preservá-lo para as gerações futuras e então escolhemos: produtos saudáveis e naturais, comida orgânica, energia solar e sabonetes biodegradáveis. Porém estes produtos são mais caros.
Produtos piores para sua saúde e que degradam o meio ambiente são mais baratos. Produtos melhores para a saúde e que preservam o meio ambiente são mais caros. Apesar de mais interessante, muitos de nós não podem pagar por esta economia verde.
Pior, algumas coisas que parecem ser boas para nós e para a natureza, na verdade não são nenhum dos dois. Sabonetes biodegradáveis usam óleo de palma de plantações que destroem as florestais tropicais. Energia solar, há decadas depende de subsídios que demandam impostos. Bioplásticos competem com comida. Comida orgânica viaja o mundo afetando o clima. Então não se trata de ser caro apenas, às vezes também não é inteligente. É preciso ser mais criativo, para fazer melhor.
É preciso abrir os olhos para ver o que temos. Por exemplo: em nosso café da manhã, realmente usamos apenas 0,2% do pó. O que fazemos com os 99,8% restantes? Jogamos fora? Podemos usar este pó para semear cogumelos e alimentar animais com o restante. Animais produzem esterco, e as bactérias podem gerar biogás a partir deste esterco. O que parecia apenas lixo, mas hoje todos sabemos que este lixo pode gerar comida, energia e postos de trabalho.
Existem muitas oportunidades, uma vez que voltemos nosso olhar para elas. É muito claro que podemos transformar miséria em desenvolvimento, escassez em abundância. Se pudermos fazer o bolo maior, fica mais fácil dividir com todos.
Apesar disso, muitas pessoas têm boas ideias - mas também precisamos de pessoas que façam acontecer. Precisamos destes empreendedores, na verdade, precisamos de uma geração inteira de empreendedores. Eles não se importam porquê as maçãs caem da árvore. Newton já desvendou este mistério há muitos anos atrás. Eles querem saber como as maçãs subiram na árvore, definir a lei da gravidade.
Estes inovadores pensam como David contra Golias, que com pouca experiência e dinheiro, mudam as regras e o jogo - e geram mais dinheiro para eles mesmos e para suas comunidades - o que deixa todos satisfeitos. Este é o objetivo: tornar as pessoas saudáveis e felizes, com o que nem sabíamos que tínhamos.
Por que afinal das contas, o céu é azul, o oceano é azul e nosso planeta - como visto a partir do espaço - é também azul. E é porisso que chamamos esta economia de azul. E ela apenas começou. Para mais informações, visite zeri.org.